Tuesday, May 15, 2012

FAUSTO CANOVA

Fausto Augusto Batisttetti

* 28 Novembro 1930, in Igarapava-SP
Luiz Batisttetti e Ignez Canova
casou-se com Sônia Guimarães (falecida em 2005)

+ 3 Janeiro 2009, in Avaré-SP
parada cardíaca devido a Alzeihmer.

Fausto Canova no centro das atividades artísticas marilienses; Nelson Gonçalves, o grande ídolo dos anos 50 canta na inauguração das Lojas Riachuelo in 1952. Octavio Lignelli empunha seu violão à direita.
mesma foto augmentada.
inauguração das Lojas Riachuelo em Marília, in 1952.
Octavio Lignelli, Nelson Gonçalves, Welman Cury & Fausto Canova. 
compacto-simples raro da gravadora Farroupilha com Fausto Canova cantando 'Por você', versão de 'Misty' de Errol Garner, tendo 'Garôta da minha rua' no lado B.

Veja matéria da Folha de S.Paulo de 9 Janeiro 2009, seção Obituário, escrita por Estêvão Bertoni:

Fausto Canova possuía profundo conhecimento musical e tinha uma bela voz, diz Zuza Homem de Mello, amigo do radialista. Fanático por música norte-americana e música instrumental brasileira, arriscou-se como crooner, mas não levou adiante. O nome Canova era da família da mãe. Gostava muito de futebol e como bom italiano, torcia p'ro Palmeiras.

O vozeirão de Fausto Augusto Battistete contribuiu, inclusive, para seu casamento com a mulher com quem viveu boa parte da sua vida. Sônia Guimarães era fã de seus programas e, ambos, de Dick Farney. Como Sônia tinha um amigo na mesma emissora de Fausto, conseguiu o contato do radialista, conheceram-se e passaram a namorar.

Desde a morte de Sônia em 2005, Fausto vivia sozinho em São Paulo, e com a suspeita de Alzheimer, mudou-se para Avaré-SP há um mês, levado pelo sobrinho. Não teve filhos. Tinha tantos discos em casa que era obrigado a vender alguns para conseguir guardar todos.

Fausto morreu no sábado, aos 78 anos, em Avaré-SP, após sofrer uma parada cardíaca. A missa de 7o. dia foi na igreja do Colégio Assunção, em SP.

Veja e-mail de Eduardo Castro, ex-repórter da Bandeirantes, que em 2007 trocou S.Paulo por Brasília para trabalhar na administração do Presidente Lula, ao lado de Franklin Martins. Mensagem de 11 Janeiro 2009.

Chorei no carro hoje ao ouvir Milton falar do Fausto Battisteti - esse era o nome dele, se não me falha a memória. Quando comecei na radio-escuta da Radio Trianon, ele apresentava um programa à tarde, com muita música de orquestra. Isso, claro, sem abandonar o consagrado Estudio 1200, na Radio Cultura AM de manhã.

Nos anos 60 fora jurado dos famosíssimos festivais da TV Record e presidiu o Clube do Jazz. No início, em 1992, na Radio Trianon, ele sempre abria o programa do mesmo jeito que fizera no 'Show da Manhã' da Radio Panamericana e no 'Manhã Bandeirantes'. A fórmula adjetivava as 'menininhas' e os 'garotões' que ouviam o programa. Menininhas exaltadas, garotões descabelados, senhoras e senhores, boa tarde! Ou então, menininhas encantadoras, garotões encantados, senhoras e senhores, boa tarde!'

Fausto adorava Frank Sinatra e sempre que o Picá programava uma de suas musicas, ele escutava fascinado.

Era apresentador de radio mesmo, daqueles que não conseguem nem dar 'hora certa' sem segurar a orelha com a mão direita.

Cheguei a cobrir férias dos produtores dele, fazendo notinhas culturais e checando disco a disco o carrinho da produção musical.

Foi ele quem leu a primeira coisa que escrevi na vida: um boletim (batido em 3 vias, copiado com carbono) sobre as informações do aeroporto.

Abraços, Edu.

Eduardo Castro
Gerente Executivo de Jornalismo
Empresa Brasil de Comunicação
Brasilia-DF
ecastro@ebc.com.br

comentários sobre Canova na página 'Memória de Marília' do Facebook:

James Rubio:  Extrema competência. Também era um ótimo cantor. O maestro Guerra Peixe insistia para ele seguir a carreira, mas Canova se recusava. Uma pena. Também tocava piano. Ele, eu e Humberto Marçal passamos muitas noites no Restaurante Marília. Era uma delícia ouvir suas músicas. Saudades desse grande amigo. Trabalhamos juntos na Radio Dirceu e depois, na Radio Nacional Paulista.

Maria Garcia Calandrim:  Fausto, grande amigo. O conheci ainda no tempo da Radio Club. Gostava muito de cinema. Morava no sobradinho da Rua 4 de Abril. Fã de Dick Farney e Frank Sinatra, cantava belíssimamente suas músicas. 

Fausto Canova in 'Melodias' 1969; not only on radio but on TV Cultura as well...
Canova about to type a playing-list with Picá, at Radio Panamericana at the Airport suburb.
Fausto Canova's 3x4 shot in 1965.

11 comments:

  1. Excelente apresentador, dono de belíssima voz. Eu ouvia todas as manhãs na rádio Jovem Pan seu programa.

    ReplyDelete
  2. Ouvi durante anos seu programa ''Estúdio 1200'' na Rádio Cultura (Brasil),aprendi muito com ele,sabia tudo e tinha muita facilidade com as palavras - E além de cantar muito bem,também era um homem muito bonito,Deus deu tudo pra ele,rs.

    ReplyDelete
  3. Olá Carlus, bom dia! Parabéns pela belíssima postagem sobre Fausto Canova... Você se importaria de me enviar um link para download em meu e-mail rafaelmolive@gmail.com deste compacto com as músicas cantadas pelo Fausto, a "Por Você (Misty)" e "Garota da Minha Rua" em MP3 320 kbps??? Sou pesquisador musical e administrador e proprietário do site de pesquisa musical chamado Discoteca Brasil no www.discotecabrasil.com.br Ficarei eternamente feliz e grato caso você possa fazer isso por mim e agradecerei desde já!!! Fique tranquilo, as canções do compacto seriam somente para a minha pesquisa, não seriam compartilhadas com ninguém! Conto com a sua compreensão em me responder sobre isso! Grande abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. É só entrar em YouTube que ambas gravações estão lá... https://www.youtube.com/watch?v=nk34lVM958A

      Delete
    2. https://www.youtube.com/watch?v=-Ju-mMHusi0

      Delete
    3. https://www.youtube.com/watch?v=0E0FK1IVq5Q&t=396s

      Delete
    4. Canova sings: Cole Porter's 'Just one of those things'...

      Delete
    5. Canova em 'São Paulo, Zero Hora'... da Radio Tupi...

      Delete
    6. Gravações inéditas de Fausto Canova: Este vídeo tem 4 partes: na primeira, três gravações inéditas de Fausto Canova cantando. Na segunda, as vinhetas de abertura e encerramento do programa São Paulo Zero Hora, da Rádio Tupi. Na terceira, um momento em que José Scatena, dono da gravadora RGE, interrompe o programa de Fausto na Rádio Bandeirantes em 1963 e lhe oferece um contrato para gravar um disco. E por último, um bônus que não é inédito, mas que muito pouca gente ouviu: a música "Sambinha", que está tocando ao fundo quando Scatena interrompe o programa.
      Parte 1:
      0:00 - E daí? de Hianto de Almeida e Roberto Silveira - (1:10)
      1:10 - Just One of Those Things, de Cole Porter - (1:41)
      2:52 - Taking a Chance on Love, de Vernon Duke - (1:50)
      Acompanhado apenas de um Acordeon e um piano, Fausto dá um show de interpretação. Quem seriam esses músicos???? Não tive meios de saber a época exata nem as circunstâncias em que essas gravações foram feitas.
      Parte 2:
      4:42 - Vinhetas de abertura e encerramento do programa São Paulo Zero Hora, da Rádio Tupi. (1:53) A música é Road to Hong-Kong, com Billy May e sua orquestra.
      Não foi possível determinar em que época este programa foi ao ar. Qualquer informação, por favor deixe um comentário.
      Parte 3:
      6:36 - O dono da gravadora RGE, José Ítalo Scatena, interrompe o programa de Fausto Canova na Radio Bandeirantes, no dia 10/05/1963, para lhe oferecer um contrato de gravação. O porque deste contrato nunca ter dado frutos é um mistério que só os que conviveram com Fausto Canova poderão elucidar. (3:21)
      Parte 4:
      10:00 - Música: "Sambinha", de Mario Albanese e Eros R. Grau. (2:58): a música que toca ao fundo quando Scatena interrompe o programa. Embora lançada no primeiro disco do Fausto, em 78 rotações, a versão digitalizada aqui aparece no LP "No Brilho do sucesso", coletânea lançada pela GEL, selo Phonodisc, LP 034-405-241, reedição de 1986.

      A fonografia oficial de Fausto Canovas se resume a 3 discos:
      1) LP Baile de Gala - Guerra Peixe e seus Músicos, Chantecler CMG 2017, lançado em 1959, no qual cantou em 4 faixas: O Amor Morre no Olhar; Sorris; Um Olhar, um Sorriso e Por que Fugir.
      2) 78 rotações Chantecler 78-0354, lançado em 1961, com as músicas: Sambinha e Amar Assim Não Sei.
      3) Compacto simples Farroupilha FR-0200, lançado em 1960, com as músicas: Por Você (Misty) e Garota da Minha Rua.

      Estas gravações, excetuando-se a música Sambinha, estão em três discos de Acetato de 10', que encontrei em um antiquário em Avaré (SP), no final de 2017.

      Fausto Augusto Batistetti (Fausto Canova), nasceu em 28/11/1930 em Igarapava (SP) e faleceu em 03/01/2009 em Avaré (SP).

      Delete
  4. Olá, Rafael, obrigado pela visita e comentários. Eu não lido com AUDIO de espécie alguma. Consegui a FOTO dessa capa do compacto-simples do Fausto Canova pelo Mercado Livre. Mas eu já ouvi essa gravação em algum outro lugar... isso significa que essa gravação foi digitalizada e está em algum lugar da Internet... Se eu achá-la novamente, eu te aviso...

    ReplyDelete
  5. 'E daí?'... Canova canta um sambinha bom... https://www.youtube.com/watch?v=0E0FK1IVq5Q&t=396s

    ReplyDelete