Saturday, July 11, 2015

III Grupo Escolar de VILA SÃO MIGUEL / G.E. Antonio Gomes de Oliveira

Grupo Escolar Vila São Miguel - 11 August 1939 on Rua Bartolomeu de Gusmão, Vila São Miguel.
teachers at Vila São Miguel in 1957; Amelia Paiva Bertonha writes: é o 3o. Grupo Escolar da Vila São Miguel. Eu e minha irmã demos aulas ai. Victoria Braujos Pereira foi a primeira que reconheci. Mulher e professora admirável! Não me esqueço dela. Que personalidade! Grande amiga e colega! Victoria está com blusa escura.; Jorgina Telles é a 1a. da esq p'ra direita.
a few more teachers who had been left out on the first shot. Norma Walderrama writes: a primeira à esquerda é Neuza Keiti Fiorelli, minha sogra; Ronaldo Ferreira says: a 4a. da esq. p/ direita é Olga Maria Gasparetto Simonaio; Walter Souza e Silva says: que saudade de dona Victoria, d.Eurídice, d. Nina e d. Adalgisa. Todas foram minhas professoras; Heraldo Battistetti Furlanetto says: minha mãe está atrás da 5a. pessoa da esq.p'ra dir., Eurídice (Dicinha).; Helo Furlanetto cita ainda: Wilma Regazzini, sua mãe, Eurídice Aparecida Battistetti Furlanetto, Irene e Minervina.
same photo published at some Marilia newspaper.
37 boys and one teacher Professora Nicacia Garcia Gil some time in the 1950s.
Grupo Escolar Antonio Gomes de Oliveira at Rua Bartolomeu de Gusmão.
A political rally near the church; Mary Profeta, mãe, Marisa Bassan & Mara Fiorini.
Flavio Crespi Borguez cuts a costumer's hair, Francisco Borguez shaves another and young Reinaldo Borguez watches the action at a barber shop in São Miguel in the late 1950s
Saint Michael's church with adjoining square in the 1990s (?)
When I grew up in the 1950s our school (Grupo Escolar Thomaz Antonio Gonzaga) used to have big posters that the teacher would bring into the class-room. She would show a picture and ask us students to write a composition about it. 
these were the kind of pictures we were shown to write about. It made me start writing right there and then...

Fábrica de Óleo Zillo on rua Nelson Spielmann with rua Castro Alves at Vila São Miguel; por ocasião da safra algodoeira (quiçá bem avolumada em nosso município), nas imediações das Industrias Zillo Ltda. Enorme é o número de cotonicultores que aguardam para a entrega e pesagem de seus produtos, devido ao intenso movimento ai existente, como comprova a ilustração.
Photo posted at Facebook's 'Memórias de Marília' by Luiz Gonzaga Souza:  Sou mariliense, nascido em 1947, na Vila São Miguel, mas estou radicado em Campinas desde 1974, mas nem por isso deixo de visitar esta maravilhosa cidade, uma vez que tenho vários familiares residentes ai, inclusive a minha Mãe que tem 92 anos e é da família Profeta.

Mexendo em fotos antiga descobri essa de meu finado avô reunido com toda a família, na frente de sua casa de madeira, construída por ele, que existia na Rua Joaquim Nabuco, 30, na Vila São Miguel, quase esquina com Avenida Castro Alves, na esquina era o Restaurante Gaúcho. Meu avô e meus tios foram carpinteiros dos melhores em Marília, Alto Cafezal. Construíram a estrutura em madeira para cobertura de vários barracões, algumas eu me lembro são, no Matarazzo, na Sambra, Anderson Clayton, etc. Na época tinha que se fazer as trelissas no chão e depois suspender para fixação; a carpintaria era naquela época uma obra-de-arte, e muitas pessoas antigas deverão se lembrar do Sr Isaías Profeta, seus filhos Roque Profeta e José Profeta, pelas casas de madeira que construíram na Vila São Miguel e pelo madeiramento de vários barracões.

Estou postando uma foto de meu avô Isaías, que está à direita, é o mais alto, e meu tio Roque Profeta. Esta foto tem mais de 58 anos. 13 October 2019.

1 comment:

  1. Meu Deus, será que encontro a minha primeira professora entre as bloguistas? Estudei nessa escola em 1956/7, quanta saudade após 64 anos!
    Saudações à todos!

    ReplyDelete