Saturday, December 15, 2012

VERA LUCIA, contadora e radio-atriz


Vera Lucia, radio-atriz de Jahu, brilhou nas ondas da Radio Club de Marilia no início dos anos 1950.


A Radio Club de Marília sempre foi um reduto de talentos dos mais variados. Tanto talento local como um imã atraindo talentos de outras plagas.

Enid Goulart, mais conhecida como Vera Lúcia, nasceu em 22 Julho 1928, em Jahu. Começou na Radio Jauhense PRG-7 em 1949.

Em 1950, veio à Marília para chefiar a Contabilidade da PRI-2, que pertencia à Rede Iteriorana de Estações de Radio sediada em Jahu.

Em pouco tempo Vera Lucia tornou-se radio-atriz e narradora de novelas, trabalhando no 'Grande Teatro' aos domingos. Seu grande êxito como radio-atriz foi 'O preço da felicidade', ao lado de Luiz Ayala.

Em 1951, Vera Lucia foi eleita 'Rainha do Carnaval' de Marília.

No final dos anos 1940 começou a haver uma 'debandada' de talentos radiofônicos da PRI-2 que foram atraídos por outros mercados. Wolner Camargo foi para a Radio Tupi do Rio de Janeiro em 1947 trabalhar na equipe do Ary Barroso. Doalcey Camargo seguiu o irmão e foi para Radio Globo do Rio em 1949. Milton Camargo foi para a Radio Difusora de São Paulo ainda em 1949.

Dalmácio Jordão foi para a Radio Tupi de São Paulo em Agosto de 1950, tornando-se o apresentador de 'O Repórter Esso'.

Em 1952, o êxodo mariliense continuou com Amaro Cesar, Roditi Silva, Paulo Fernandes e Muybo Cury foram para a Radio Bandeirantes; Oswaldo Ramil e Tânia Ramirez foram para a Radio Cultura; Claudio Miranda para a Radio Piratininga e Geraldo Tassinari para a Radio Nacional de São Paulo. 

Vera Lúcia a princípio iria para a Radio Cultura, mas acabou na Radio Record, assinando contrato com Thalma de Oliveira. 

Vera Lúcia em 1958, quando era do 'cast' da Radio Record de São Paulo. 

P.S.:  as informações contidas nessa página foram dadas pela própria Vera Lucia, em entrevista à pesquisadora do Radio Brasileiro, Thais Matarazzo, no ano de 2010. Thais me disse que Vera Lucia faleceu em 2011, um ano depois dessa entrevista.
Foto da esquerda: em frente à Radio Club de Marília: Rodite Silva, Tassinari, Vera Lúcia e Otávio Lignelli. Na foto da direita: Rodite Silva, Vera Lúcia e moça não-identificada.
Vera Lucia, Rainha da Imprensa e do Carnaval de Marília 1951. 


2 comments:

  1. Carlus, acho que vc esqueceu na leva de radialistas o Fausto Canova (Batistetti), Luiz Ayala, Doalcey Camargo

    ReplyDelete
  2. Olá, Nery... obrigado pelo comentário. Me perdoe a falha, mas deveria ter dito de ante-mão que as informações contidas nessa página foram todas dadas pela própria VERA LUCIA. Portanto são as palavras dela sobre o 'êxodo' (ela usou o termo 'debandada') de radialistas de Marília em 1952.

    ReplyDelete