Wednesday, November 23, 2016

SANTA CASA

at the corner Santa Izabel Church and along the road on the left past an empty lot Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal.

Carlus Maximus: me lembro nitidamente de estar presente quando puseram a Pedra Fundamental para a construção do Educandário no início de 1960. Eu nunca cheguei a ver o edifício pronto pois minha família mudou-se de Marília em dezembro 1960. 

Nessa foto aérea dá para notar como Marília era circundada de cafezais nos anos 30s, 40s e 50s. Bastava sair das ruas principais que a gente já 'caía' num cafezal imenso. Era assim perto do Cemitério.

Me lembro que quando era pequeno fui com minha Mãe ao Cemitério, pois ela gostava de visitar o túmulo de sua Mãe que tinha falecido em 1934. De-repente começou a formar um temporal e todo mundo começou a correr para perto do único ponto de ônibus que havia por perto. Uma rajada de vento passou e levou meu bonezinho (devia ter eu 5 anos) que subiu como um balão e foi levado para dentro do cafezal, que mais parecia um oceano verde escuro... dava medo só de ver.

Santa Izabel Church is on the corner of Rua Vicente Ferreira - where Santa Casa is located - and Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, going up to Avenida Cascata... rua 21 de Abril starts off at Educandário Bento de Abreu S.V.
Santa Casa medical staff - May 1958; Olguinha Zezzi writes at FB:  Dr. Persio de Carvalho está ao lado do Dr. Adhemar de Toledo Senior; Dr. Granadino de Baptista, Dr. Catalan, que está ao lado do Dr. Gustavo Godoy; Dr. João Batista Foloni está atrás do Dr. Adhemar de Toledo Filho; Dr. Sebastião Mesquita está atrás do Dr. Lourenço Sene; Dr. Casela está em frente do Dr. Persio.

Thanya Viana Catalan goes even further and writes: meu querido pai, Dr. Nicolau Catalan Filho, hoje com 90 anos e sem nenhum sinal de perda de memória, conseguiu lembrar a maioria dos nomes de seus colegas e amigos:  1. Dr. Mendes Filho; 2. Dr. Castro Jr.; 3. Dr. Shibazaki; 4. Dr. Simão Ribeiro; 5. Dr. Ademar Oliveira; 6. Dr. Arnaldo Barros; 7. Dr. Lourenço Senne; 8. Dr. Ferreira Bueno; 9. Dr. Pedro Teruel; 10. Dr. Salvestre; 11. Dr. Guerzoni; 12. Dr. Harita; 13. Dr. Catalan (meu Pai); 14. Dr. Gustavo Godoy; 15. Dr. Mesquita; 16. Dr. Ademar; 17. Dr. Vendramini; 18. ....; 19. Dr. Granadino; 20. Dr. Casela; 21. Dr. Cardeal; 22. Dr. Foloni; 23. Dr. Hilario; 24. Dr. Taminato; 25. Dr. Aurelio; 26. Dr. Persio; 27. Dr. Reinaldo; 28. Dr. Battistetti; 29. Dr. Bellucci; 30. Dr. Salum;  31. Trentini; 32. ... ; 33. Dr. Ademar Toledo & 34. Dr. Campos Neto.
dr. Catalan; dr. Salum.
Nicolau Catalan on his wedding day. 
Unveiling of Mr Bento de Abreu Sampaio Vidal's bust at Santa Casa's main entrance... 
Santa Casa in the 1950s. 

2 comments:

  1. Seria o Dr. Trentini o mesmo que tinha uma clinica radiologica la pelos anos 70 no centro de Marilia? Fui eu quem instalou o equipamento radiologico Siemens para ele e guardei memorias e saudades desse amigo.

    ReplyDelete
  2. olá, Mauro June, infelizmente deixei Marilia em Dezembro 1960 e nunca mais voltei...

    ReplyDelete